Quando alguém deseja emagrecer, o primeiro conselho que ouve é a prática de exercícios. Principalmente em Recife, onde é tão fácil dar aquela corridinha na orla da praia. Mas e o tempo para isso?
Atividade física realmente é funcional para eliminar gordura corporal, porém, será a única opção ou é possível emagrecer sem exercícios? Aqui, vamos abordar esse assunto e mostrar como é possível eliminar a gordura de algumas formas saudáveis e seguras.
Por que o corpo acumula gordura?
Embora a gordura que se acumule no corpo incomode, interferindo na estética corporal, esse acúmulo possui uma finalidade. Abdômen, quadris e flancos são algumas áreas do corpo que atuam como reservatórios naturais de energia. É por isso que a gordura costuma se localizar nessas regiões.
A razão para isso é que, caso o corpo não receba energia através da alimentação, ele encontra em si mesmo reservatórios que poderá consumir para se manter durante certo tempo. Quando o cardápio é calórico, o acúmulo de gordura se intensifica, porque o corpo recebe mais energia do que necessita.
É por isso que, mesmo que uma pessoa não esteja obesa, ela pode apresentar em seu corpo a gordura localizada, em razão desse processo natural do organismo.
Mas dá para controlar a gordura corporal, pois além de prevenir o seu acúmulo, emagrecer sem exercícios também é possível. Porém, é preciso saber quais medidas e hábitos adotar para não oferecer risco à saúde.
Como emagrecer sem exercícios e de forma saudável?
Para quem não tem tempo de se exercitar ou não gosta de praticar atividades físicas intensas que favoreçam a queima calórica, não é preciso conviver com as gordurinhas acumuladas. Seguem algumas dicas de como emagrecer sem risco:
1. Reeducação alimentar
Essa é uma das maneiras mais seguras e saudáveis de emagrecer sem exercícios. Consiste na mudança do cardápio através da substituição de alimentos calóricos por alimentos naturais e saudáveis.
Esse método favorece a nutrição do organismo, pois, nesse caso, adota-se uma alimentação mais rica e equilibrada, com a eliminação parcial ou total das substâncias que fazem as gorduras se acumularem e que também causam problemas de saúde.
2. Redução das calorias ingeridas
Existem diferenças entre a reeducação alimentar e a redução das calorias ingeridas. Na reeducação alimentar, muda-se o cardápio, consumindo mais alimentos saudáveis e menos alimentos nocivos. Nem sempre é necessário cortar tudo o que “faz mal”, basta aprender a comer mais aquilo que engorda menos.
Na redução de calorias, a quantidade diária ideal é calculada para cada pessoa. Com isso, ela irá mudar os hábitos alimentares e não poderá ingerir mais calorias do que o necessário para seu corpo.
3. Cirurgias plásticas
A lipoaspiração e abdominoplastia são duas opções de cirurgias plásticas que também ajudam a emagrecer sem exercícios. Elas são indicadas para a eliminação da gordura localizada e favorecem a modelagem do corpo.
Para que sejam seguras, é preciso escolher um profissional competente, capacitado e experiente. Pesquise antes e desconfie de ofertas muito abaixo do preço. É importante que os procedimentos sejam feitos dentro da necessidade de cada pessoa para garantir que o resultado seja um sucesso.
4. Procedimentos estéticos
Outra opção para emagrecer sem exercícios são os procedimentos estéticos que combatem as gorduras localizadas e reduzem a celulite e a flacidez corporal. Duas opções são o Manthus e a Criolipólise.
5. Massagens
A drenagem linfática e massagem modeladora também podem ser adotadas, porém, o seu resultado é menos significativo que os demais métodos. O interessante é fazer associações – por exemplo, a drenagem linfática com a reeducação alimentar.
Isso porque as massagens ativam a circulação linfática e combatem a retenção de líquidos e as irregularidades do tecido adiposo. Com isso, renovam a textura da pele e deixam mais uniforme, eliminando inchaços.
Para obter bons resultados ao emagrecer sem exercícios, basta respeitar os limites do corpo e não ir além daquilo que é seguro para a saúde. Convém consultar especialistas para que você possa receber instruções e ter acompanhamento durante o seu processo de perda de peso.
E você? Já aderiu a algum desses métodos para emagrecer sem exercícios? Tem alguma dica segura para eliminar a gordura corporal? Divida com a gente nos comentários.