A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que tem o intuito de retirar a gordura localizada de partes do corpo como barriga, costas, culotes, coxas, braços e pescoço. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, ela não tem o objetivo de causar o emagrecimento, embora ele acabe ocorrendo em pequena escala, por conta da remoção da gordura.
O real objetivo dessa cirurgia é modelar o corpo, retirando as gorduras localizadas dessas áreas. Você tem vontade de fazer a lipoaspiração? Quer saber para quem ela é indicada e entender como ela funciona? Continue lendo e tire essas e outras dúvidas!
Como funciona a lipoaspiração?
A lipoaspiração pode ser feita em várias regiões do corpo, desde que o local tenha gordura localizada. Ela pode ser considerada como pequena, média e grande, de acordo com a quantidade de gordura e as áreas que serão afetadas. É classificada como superficial e profunda, e a perfeita combinação destes dois tipos traz a retração dos tecidos sem causar irregularidades.
Para a realização do procedimento, o cirurgião delimita o local e depois são feitas pequenas incisões, de cerca de 4 mm, que serão utilizadas para a entrada da cânula.
Em seguida é infiltrada uma solução padrão, que tem em sua composição adrenalina e soro fisiológico. Esse líquido acaba por dilatar a gordura, facilitando que ela seja aspirada depois, além de ocasionar menor perda sanguínea e menos equimoses.
Dependendo do tipo de cirurgia, também pode ser aplicada a anestesia peridural e até a geral. No entanto, caso a anestesia utilizada seja a geral, será necessário realizar a intubação orotraqueal e usar aparelhos para auxiliar na respiração, tornando o procedimento mais controlado e seguro.
A escolha da anestesia que será utilizada dependerá do tamanho do procedimento, pois quando eles são pequenos, a anestesia local é suficiente, no entanto, caso a área seja maior, acaba sendo mais seguro optar pela anestesia geral do que utilizar a anestesia local, separadamente várias vezes, já que em grande quantidade ela é tóxica.
Quais os tipos de lipoaspiração?
O tipo de cânula usado determinará o tipo de lipoaspiração que será realizado. A lipoaspiração comum utiliza uma cânula simples, enquanto a ultrassônica usa um ultrassom na ponta que ajuda a liquefazer a gordura, aspirando-a com uma cânula simples. A lipoaspiração a laser tem um laser na ponta, que funciona como o ultrassom, amolecendo a gordura.
Na vibrolipoaspiração a cânula vibra, facilitando a entrada dela no tecido adiposo e a retirada da gordura. Vale lembrar que, quem deseja retirar a gordura de um local e usá-la como enxerto em outro (como nos glúteos, por exemplo), está buscando pela lipoescultura.
Quais as indicações e as contraindicações?
A lipoaspiração é indicada para quem não conseguiu eliminar a gordura por meio das atividades físicas ou das dietas. Praticamente qualquer pessoa pode fazê-la, mas existem alguns casos em que ela não é indicada, como: pessoas com mais de 60 anos, pacientes com obesidade, pessoas que já tiveram algum problema cardíaco, anemia e pessoas com doenças crônicas como o lúpus e a diabetes.
Além disso, fumantes e pacientes com HIV correm mais riscos de complicações durante ou depois da realização do procedimento.
Quais os cuidados após o procedimento?
Após ser operado, o paciente se sentirá bem inchado e dolorido, o que é comum. Para aliviar o desconforto, ele deverá tomar os medicamentos prescritos pelo médico.
Além disso, é importante usar a cinta por sessenta dias e as meias de compressão por quinze dias ininterruptamente, além de fazer caminhadas de dez minutos, a cada hora. Na hora de dormir, tome cuidado para a cinta elástica não comprimir demasiadamente uma região, estas irregularidades podem se tornar permanentes.
Os pontos serão retirados depois de uma semana, no médico. Uma semana após a cirurgia de lipoaspiração já é possível voltar ao trabalho – caso ele não exija esforço físico – e dentro de um mês a rotina poderá voltar ao normal.
Então, você tem interesse em procedimentos como a lipoaspiração? Assine nossa newsletter e receba conteúdos muito interessantes sobre cirurgias plásticas!