6 hábitos que você deve ter para aumentar a qualidade de vida

Aumentar a qualidade de vida não exige que você faça mudanças radicais em sua vida, mas sim, mudanças significativas. A adoção de hábitos simples e rotineiros é essencial para que você possa manter a saúde do seu corpo e sua mente, prevenindo-se contra doenças e alcançando o equilíbrio em sua vida.

Sugerimos a seguir 6 hábitos que vão te ajudar a aumentar sua qualidade de vida sem complicações:

1. Manter uma alimentação saudável

Existem diversas opções de grupos alimentares e cada um deles contém nutrientes diferentes. Esses nutrientes podem atuar de maneira positiva ou negativa no organismo, por isso, para aumentar a qualidade de vida precisamos optar por alimentos que fazem bem.

O corpo precisa de vitaminas, minerais, proteínas, ácidos graxos e outras substâncias que garantem o bom funcionamento dos órgãos. O cardápio precisa ser modificado aumentando a quantidade de alimentos naturais (verduras, legumes, frutas), de fibras (alimentos integrais), proteínas magras (frango, peixe) entre outros que contribuam para equilibrar a alimentação.

Em contrapartida, é preciso reduzir a ingestão de alimentos industrializados, gordurosos, ricos em açúcar, sódio, corantes e conservantes. Esses favorecem o aumento das taxas de colesterol, glicose, triglicérides e acumulam toxinas no organismo.

2. Beber muita água

O corpo humano é composto basicamente por água e precisa dela para manter-se hidratado. Beber pouca água reduz a imunidade do organismo, acumula toxinas, aumenta o peso corporal, causa desidratação e desacelera o metabolismo.

Beba muita água durante o dia, em pequenas quantidades e frequentemente, para garantir que o corpo permaneça hidratado.

3. Praticar uma atividade física

A prática de atividades físicas é essencial para equilibrar o organismo e aumentar a qualidade de vida. O corpo precisa estar em movimento para trabalhar regularmente. Os exercícios melhoram o fluxo sanguíneo, estimulam o coração, desintoxicam o sistema respiratório e liberam a serotonina, substância natural antidepressiva.

Além disso, as atividades físicas exigem energia, que o organismo busca nas reservas naturais (gordura acumulada), promovendo perda de peso, redução do colesterol, da glicose no sangue e das triglicérides.

4. Ter boas noites de sono

É durante o sono que o corpo descansa e repõe suas energias, o metabolismo trabalha e a mente descansa da agitação do dia a dia. Quando dormimos mal, o corpo não consegue se refazer, o metabolismo se altera, as taxas de colesterol e glicose aumentam, há o ganho do peso e o estresse é um fator inevitável.

Devemos respeitar o horário de deitar e levantar, além de investir num bom colchão e travesseiro, uma roupa de cama confortável e cobertas que sejam hipoalergênicas para não prejudicar o sistema respiratório.

5. Adotar um hobby

Para aumentar a qualidade de vida também é preciso cuidar da saúde da mente. Uma mente cansada adoenta-se, desenvolve problemas psicológicos e afeta o organismo. A prática de um hobby garante momentos de satisfação, no qual podemos fazer algo que cause prazer, que ajude a aliviar o estresse e liberar as tensões.

É possível unir esse hobby à sua atividade física, tomando aulas de dança, por exemplo, que exercitam e são prazerosas ao mesmo tempo.

6. Elevar a autoestima

Gostar de si mesmo também é um fator importante para aumentar a qualidade de vida. Quando não estamos satisfeitos com nossa imagem ou nossa realidade, isso afeta a maneira como nos relacionamos com as pessoas e o mundo, interfere no desempenho, altera o humor e provoca limitações e barreiras imaginárias.

Devemos ressaltar as nossas qualidades e mudar aquilo que não gostamos. Uma mudança no cabelo, perder peso, cuidar da pele, fazer um novo curso e até mesmo um banho de loja contribuem para elevar a autoestima.

E você? O que faz no seu dia a dia para aumentar a qualidade de vida? Conte pra gente nos comentários quais são seus hábitos saudáveis!

eBook Corpo Perfeito

Share:

Deixe um comentário