Os seios estão entre um dos maiores motivos de insatisfação das mulheres no mundo. Dentre as reclamações mais frequentes estão os seios flácidos, que podem ocorrer por conta da genética, da gravidez ou de um emagrecimento no qual é perdida gordura na região.
As mamas caídas podem afetar muito a autoestima da mulher e, em muitos casos, podem até levar à depressão e à vergonha do próprio corpo. Por isso, a busca por procedimentos estéticos que prometem levantar a região e corrigir a flacidez tem sido cada vez maior.
Se você tem interesse pelo assunto, acompanhe o post de hoje. Nele, vamos descrever os procedimentos cirúrgicos mais comuns para correção da flacidez e para quem cada um deles é indicado. Acompanhe!
Mamoplastia de aumento
Apesar de parecer contraditório, a mamoplastia que visa à redução da flacidez engloba a colocação de próteses de silicone. Isso ocorre quando há uma pequena ou moderada queda das mamas, com pouca flacidez. O procedimento da inclusão do implante de silicone faz com que a pele fique preenchida.
Essa cirurgia é feita por meio de uma pequena incisão na pele, por onde são introduzidas as próteses, assim como em uma inclusão de prótese de mama comum. Apesar de ser incluída a prótese de silicone, esse tipo de intervenção não visa a aumentar os seios, mas deixá-las do tamanho adequado para o preenchimento da pele.
Se a intenção for aumentar, é preciso perguntar ao médico qual é o procedimento e como ele será realizado para levantar e aumentar as mamas, provavelmente com próteses maiores.
Mastopexia ou lifting de mama
A chamada mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é o procedimento em que o cirurgião plástico retira o excesso de pele e levanta a mama. O profissional também faz a readaptação dos seios para que fiquem no lugar certo, reposicionando seus tecidos.
Mamoplastia redutora
Em alguns casos, esse reposicionamento só é possível com a retirada de um pouco de pele, de parte das glândulas mamárias e de gordura.
Essa cirurgia pode acarretar, além da redução dos seios, na criação de alguns espaços na mama. É aí que o médico vai decidir sobre a necessidade de colocar próteses de silicone ou não para preenchê-los.
O procedimento cirúrgico é feito por meio de uma incisão no contorno dos mamilos, podendo ser necessário um corte no formato de “T”, dependendo da quantidade de glândulas a ser retirada.
Pós-operatório
Ambas as cirurgias necessitam de cuidados pós-operatórios para que sejam bem-sucedidas. É necessário seguir todas as recomendações dadas pelo médico, dentre elas tomar cuidado com os movimentos bruscos dos braços, ingerir a medicação necessária, fazer repouso, não dirigir, cuidar da posição para dormir, utilizar o sutiã cirúrgico durante 30 dias ou conforme a recomendação médica, além de comparecer ao consultório nas datas agendadas para que a troca do curativo seja feita com segurança, bem como a retirada dos pontos.
Apesar de toda a informação sobre como os procedimentos são feitos, somente um cirurgião plástico poderá lhe indicar qual a cirurgia que deve ser feita em cada caso. Se as mamas caídas são um problema para você, não hesite em procurar um médico de confiança e fazer uma avaliação.
Gostou do nosso texto sobre as cirurgias que reparam a flacidez das mamas? Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de relatar sua experiência, deixe seu comentário.