O que é Toxina Botulínica
A toxina botulínica é uma substância purificada derivada de bactérias. As injeções bloqueiam a recepção dos sinais nervosos pelos músculos, que, não estimulados, ficam impossibilitados de contrair-se, o que culmina com o enfraquecimento do músculo paralisado pela toxina. O resultado final é a diminuição das indesejadas rugas faciais.
A toxina botulínica pode ser usada para ajudar a suavizar:
- Pés de galinha
- Rugas na testa
- Queda da cauda da sobrancelha
- Sulcos ao redor dos lábios
- Linhas de expressão
- Enxaqueca
Como funciona
O procedimento de aplicação da toxina botulínica, geralmente, leva menos de 15 minutos. Não é necessário anestesia. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades da substancia em músculos específicos – apenas os músculos que produzem rugas – preservando as expressões faciais naturais.
O número de injeções que o paciente vai precisar depende das características faciais e a extensão das suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, geralmente exigem duas a três injeções. Sulcos acima de sua sobrancelha podem precisar de cinco ou mais.
Indicações
- Indicado para a melhoria temporária de rugas faciais.
Contraindicações
- Pessoas com sensibilidade ou alergia a toxina botulínica.
- Mulheres grávidas ou amamentando.
- Indivíduos com dermatoses nas áreas de tratamento.
Resultado
Os resultados são percebidos dentro de alguns dias, mas pode demorar até uma semana para ver o efeito completo. Esta melhoria normalmente dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, as reações musculares e as rugas retornam.
Recomendações Pós-Operatórias
O procedimento não requer um período de recuperação, o paciente pode retomar suas atividades normais imediatamente. Mas, uma recomendação importante precisa ser seguida. Não esfregar ou massagear as áreas tratadas após o procedimento, pois a toxina botulínica pode migrar para outras áreas do rosto. Se isso acontecer, o paciente pode ter uma paralisia facial temporária.
Depois de vários tratamentos os efeitos de toxina botulínica podem ser prolongados e, para alguns pacientes, os intervalos do tratamento podem ser estendidos para além de três a quatro meses.