Cirurgia plástica: expectativas e realidade

Com os avanços da tecnologia no campo da medicina, uma gama de possibilidades se abriu diante de pacientes que procuram procedimentos médicos. Um desses campos, que ascende de forma considerável atualmente, é a cirurgia plástica. Só no Brasil, são cerca de 1,4 milhões de cirurgias por ano, com destaque para Pernambuco, um dos Estados que lideram o ranking. Os números incluem não só processos estéticos, mas reparadores e preventivos também.

No entanto, ao realizar uma cirurgia plástica, muitos pacientes são influenciados por sua autoestima e fatores emocionais, agindo por impulso antes de consultar corretamente um médico especialista na área. As consequências podem ser as mais diversas e, muitas vezes, irreversíveis.

Para esclarecer as dúvidas de muitas pessoas sobre o assunto, explicaremos nesse artigo diversos aspectos sobre as cirurgias plásticas, desde todos os cuidados que se deve ter no pré-operatório até os mais variados benefícios que a operação pode trazer ao transformar a vida do paciente.

Pesquisa e planejamento

Toda operação deve ser planejada e feita com seriedade. O paciente, antes de qualquer coisa, precisa verificar se está apto a passar pelo procedimento, passando por exames e análises que comprovem realmente a necessidade de cirurgia, tendo a certeza de que é isso que deseja.

Muitas pessoas, afligidas por conta de um stress emocional, procuram a plástica como um ponto de fuga, não pensando corretamente sobre o assunto e agindo por impulso. Qualquer mudança que for feita no corpo deve ser pensada e feita com confiança, deixando os problemas em outro plano.

Ao terminar a cirurgia, a atenção não pode diminuir. O pós-operatório é tão importante quanto a própria operação. O paciente precisa manter bons hábitos, como uma alimentação saudável, diminuir o fumo (em caso de fumantes), não usar medicamentos sem a consulta do cirurgião e repousar o máximo que puder.

Outro fator importante é o tempo disponível. O paciente precisa ter em mente que uma cirurgia plástica requer idas constantes ao consultório, além de um bom intervalo de repouso, evitando complicações futuras e insatisfações causadas pela falta de compromisso. Nada deve ser feito às pressas e com incertezas.

Expectativa x realidade

Existem diversos tipos de cirurgias plásticas disponíveis em consultórios modernos. Lipoaspiração (retirada de gordura localizada), mamoplastia (correção das mamas) e Implante de Próteses são alguns exemplos que podem mudar completamente a aparência estética do paciente.

Entretanto, a cirurgia plástica não faz milagres, ela só aprimora aquilo que já estava bom, ou corrige algo para ficar melhor. São diversos os pacientes que pensam que a plástica será a sua salvação, mas não se informam direito e não tomam os cuidados necessários antes e depois do procedimento.

Em uma Lipoaspiração, por exemplo, há sem dúvidas uma grande retirada de material concentrado de gorduras e depois um alinhamento dos tecidos cutâneos (pele) para que não surjam irregularidades. Porém, os resultados mais perceptíveis são naqueles que estejam no peso ideal ou próximo a ele. Para os que estão muito acima do peso, talvez seja necessário mais de uma operação, além de uma readequação dos hábitos alimentares para que a gordura perdida juntamente com a retirada na lipoescultura resulte em excelente contorno corporal.

Em geral, as cirurgias plásticas são muito promissoras e trazem diversos aspectos positivos, mas são melhor percebidas naqueles que realmente precisam, dispensando ilusões e mostrando a realidade do alcance cirúrgico.

Tecnologia aliada à medicina

É evidente que a tecnologia faz parte da vida das pessoas desde a hora que acordamos até a hora de dormir. E com a medicina não seria diferente. Pelo contrário, esta área é a que mais possui avanços combinados à tecnologia, desde processos à nível celular, até mesmo na cirurgia plástica.

A ciência auxilia os procedimentos cirúrgicos de vários modos: equipamentos de última linha, doutores extremamente capacitados, pesquisas sobre como realizar o método de maneira mais eficiente e com rápida recuperação, entre outros.

Por conta disso, o paciente deve ter consciência dos altos custos de uma cirurgia, ainda mais se forem procedimentos mais específicos, longos e de alta precisão médica. Portanto, é essencial, que além de planejada, a cirurgia seja fruto de um investimento e precise de um dinheiro guardado.

Os custos variam conforme a área de atuação. Os avanços não param de crescer e, somados à capacidade do profissional, geram resultados cada vez mais satisfatórios e naturais, valendo cada centavo pelo investimento.

Transformações na vida do paciente

São diversos os benefícios e mudanças na vida das pessoas que realizaram uma cirurgia plástica, desde alterações estéticas, obviamente, até psicológicas. Ao se olhar no espelho, o paciente vê seu corpo com dimensões mais proporcionais e ao mesmo tempo naturais, próximo àquilo que procurava ter.

Pessoas que antes tinham limitações físicas ou emocionais, por exemplo, se sentem aptas a realizar os mais diversos tipos de atividades. Novas oportunidades de emprego surgem, o convívio social é agradável, relacionamentos amorosos aparecem com mais frequência. São vários os tipos de alterações que ocorrem no dia a dia do paciente. Isso, porque a segurança e a confiança, ao ter realizado com sucesso a desejada operação, são ascensores da autoestima e, quando a pessoa está bem e se sente bem, tudo ao seu redor conspira a seu favor.

É por apresentar tantas mudanças, bruscas e repentinas, que o paciente deve se preparar psicologicamente antes da cirurgia, colocando em mente que, ao tomar as precauções necessárias, tudo ocorrerá como o pretendido e as consequências serão as melhores possíveis.

A cirurgia plástica é um procedimento que cresce cada vez mais. Caminhando junto ao desenvolvimento científico, as operações estão cada vez mais seguras e realizadas com máxima eficácia. Isso, obviamente, quando efetuados por um profissional capacitado e com a consciência do paciente de tomar todos os cuidados necessários, antes e depois do processo.

Os preços, embora altos, fazem jus ao que prometem. A plástica possui um excelente custo-benefício e as vantagens são percebidas logo ao sair da sala de cirurgia, com novas oportunidades aparecendo e uma excelente sensação de bem-estar e confiança.

Gostou do nosso artigo? Caso ainda tenha dúvidas ou queria contar as suas experiências com a cirurgia plástica, deixe seu comentário.

eBook Cirurgia Plástica

Share:

Deixe um comentário