Oncoplastia: entenda mais sobre a cirurgia de reconstrução de mama

A falta de informação pode fazer com que muitas mulheres se sintam inseguras em relação aos procedimentos que existem para manter sua saúde e sua autoestima. No que diz respeito ao câncer de mama, por exemplo, é comum acreditar que o corpo submetido ao tratamento nunca mais será como antes, sendo que, na verdade, é possível encontrar na oncoplastia a solução para esse problema.

Confira nesse post todas as informações sobre essa cirurgia.

O que é a oncoplastia?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a oncoplastia não é a cirurgia de retirada do tumor, que, muitas vezes, deixa a mama deformada, mas, sim, a cirurgia de reparação, que pode ou não ocorrer simultaneamente a essa retirada, conhecida como mastectomia. Para que ocorra de forma satisfatória, porém, é preciso se atentar a alguns pontos, como:

  • O tamanho e a localização do tumor devem ser considerados pelo médico responsável pela cirurgia, cabendo a ele informar a melhor opção para a reconstrução da mama;
  • A reconstrução pode ocorrer tanto com a utilização de próteses quanto por meio da utilização da própria musculatura e dos tecidos da paciente;
  • Deve ser feita em seguida da mastectomia somente se a paciente estiver segura quanto ao procedimento.

Vale ressaltar que a maior vantagem de fazer uma cirurgia imediatamente após a outra é o aproveitamento dos cortes feitos, evitando maiores desconfortos. Mas, caso esse não seja um motivo forte o suficiente, a oncoplastia pode ser realizada posteriormente, bem como em casos em que a paciente possui pressão alta, por exemplo, ou quando é preciso realizar exames após a mastectomia.

No geral, as desvantagens do procedimento são as cicatrizes deixadas, que dificilmente são notadas por ficarem em pontos estratégicos, e os riscos que existem ao não ter um profissional de confiança por perto — como o uso de próteses de silicone que não são próprias para a oncoplastia e que podem apresentar rejeição.

A inserção do silicone em local incorreto também pode interferir no tratamento com a radioterapia, realizado para eliminar possíveis resquícios do tumor, e até mesmo causar infecções.

Quais são as vantagens da oncoplastia?

Por outro lado, existem também as vantagens da reconstrução da mama, sendo algumas delas:

  • Recuperação da autoestima da paciente;
  • Obtenção de seios mais firmes e uniformes, uma vez que se trata também de uma cirurgia plástica. Ou seja: não só o seio com tumor receberá uma cirurgia, mas também o seio contralateral;
  • Eliminação de excesso de gordura em áreas específicas, uma vez que ela será utilizada para a reconstrução. A gordura das costas e do abdômen, por exemplo, pode ser utilizada, deixando marcas que ficam imperceptíveis sob a roupa;

Então, caso você tenha medo de passar por uma oncoplastia, agora já possui informações suficientes para saber que se trata de uma cirurgia que busca devolver sua autoestima e te ajudar a fazer as pazes com seu corpo. Os riscos, como citado, são mínimos quando se escolhe um profissional de confiança, sendo fundamental tomar esse cuidado antes de qualquer decisão.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira mais informações sobre o assunto, não deixe de assinar nossa newsletter.

eBook Prótese Mamária

Share:

Deixe um comentário