Exames pré-operatórios: entenda porque eles são realmente necessários

exames pré-operatórios

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, há uma etapa indispensável que pode definir, em menor ou maior grau, o sucesso da operação: os exames pré-operatórios. São eles que irão determinar se o paciente está apto a se submeter a uma cirurgia.

Esses exames são necessários para verificar se o paciente está saudável e em perfeitas condições para passar pelo estresse no organismo gerado pela cirurgia. Com a saúde em dia, as chances de garantir resultados satisfatórios e manter o bem-estar do paciente durante e após a operação são muito maiores.

Qual a importância dos exames pré-operatórios?

Muitas pessoas que recorrem à cirurgia plástica querem resultados imediatos e acabam se esquecendo dos riscos à saúde. Há inúmeros relatos de morte de pacientes durante ou logo após procedimentos cirúrgicos que poderiam ter sido evitadas com a realização de exames pré-operatórios.

É muito importante que o médico conheça as complicações pelas quais o paciente pode passar durante e após a cirurgia. Todo procedimento cirúrgico oferece riscos, mas os uma boa análise dos exames podem diminuir drasticamente as chances de alguma coisa dar errado.

A realização deles é fundamental, também, para corrigir a tempo um possível fator de risco no paciente. Portanto, quando solicitados antes da cirurgia, são importantes para garantir um procedimento bem-sucedido e livre de complicações que coloquem em risco a saúde.

Quais são os principais exames solicitados?

Eles podem variar muito dependendo da cirurgia a ser realizada. Entretanto, alguns exames pré-operatórios são comuns em quase todas elas. Confira os principais:

Hemograma

Esse exame é solicitado para verificar a saúde geral do paciente. Ele é importante para examinar, principalmente, a quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue. O exame também permite observar possíveis doenças do paciente como leucemia e anemia, que podem comprometer a saúde do paciente, caso ele realize um procedimento cirúrgico.

Também permite verificar a presença de infecções que podem se tornar um grande problema no período de recuperação. No pós-operatório, é importante que o paciente não apresente nenhuma infecção para que a recuperação ocorra da melhor maneira possível.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma tem a finalidade de avaliar a atividade cardíaca e é fundamental antes de realizar qualquer cirurgia. O exame permite diagnosticar arritmia cardíaca, patologias, disfunções no coração e até infarto.

Alterações cardíacas podem afetar a resistência do paciente durante a cirurgia e no período pós-operatório. Além disso, o eletrocardiograma é capaz de determinar o uso adequado de anestésicos para cada um.

Glicemia

É um exame que mede a taxa de açúcar e é usado para verificar se o paciente possui diabetes. Pacientes diabéticos podem ser impedidos de passar por um procedimento cirúrgico, pois essa doença desencadeia infecções, coágulos, acidentes vasculares e problemas na cicatrização.

Coagulograma

O coagulograma mede a capacidade que nosso organismo tem de evitar hemorragias, através da produção de coágulos. Dessa maneira, o exame é capaz de diagnosticar possíveis complicações hemorrágicas pelas o paciente possa passar durante a realização da cirurgia e, sobretudo, no período pós-operatório.

Se for detectado algum problema de coágulo, é preciso que o médico avalie a situação para que não haja problemas na recuperação.

Raio X do tórax

A atividade pulmonar deve ser avaliada a fim de evitar riscos durante a cirurgia, principalmente, em pacientes fumantes e asmáticos. Além de verificar o funcionamento dos pulmões, o exame também permite verificar problemas no coração, vasos sanguíneos e ossos.

Fazer uma cirurgia plástica sem a realização de exames pré-operatórios pode causar complicações irreversíveis no seu organismo e até colocar sua vida em risco. Nós não queremos isso e você também não, não é? Portanto, antes de realizar qualquer procedimento estético de ordem cirúrgica, faça todos os exames solicitados pelo médico. Lembre-se: saúde em primeiro lugar!

Agora que você já sabe da importância dos exames pré-operatórios e quais são os principais exames solicitados, deixe seu comentário contando qual cirurgia você gostaria de realizar e agende uma consulta comigo para que eu possa entender melhor quais são as suas expectativas e necessidades!