Rinoplastia

rinoplastia

O que é Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia responsável por redesenhar o nariz. Ela também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas por defeitos estruturais na anatomia do órgão.

A rinoplastia pode mudar o tamanho, a forma e o ângulo do nariz, oferecendo uma melhor proporção com o resto do rosto. Além disso, o procedimento pode corrigir problemas de obstrução de fluxo aéreo, além de anomalias nasais congênitas.

Como funciona

A rinoplastia pode ser feita com o uso de anestesia local ou anestesia geral e o processo cirúrgico dura em torno de duas a três horas. Durante a rinoplastia, o cirurgião fará incisões para acessar os ossos e as cartilagens que dão suporte ao nariz. As incisões são feitas geralmente na parte interna do nariz de modo que fiquem invisíveis após a cirurgia.

Dependendo do resultado desejado, algum osso e parte de cartilagens podem ser removidos, assim como, tecidos podem ser adicionados.

Depois que o cirurgião faz o rearranjo dos ossos e das cartilagens, uma proteção é colocada para apoiar o novo formato do nariz. Normalmente requer internação hospitalar por uma noite.

Indicações

  • Indivíduos com o crescimento facial completo.
  • Pacientes com dificuldades respiratórias causadas por defeitos na anatomia do nariz.
  • Indivíduos com deformidade nasal pós-traumático, com desvio de septo ou dorso.
  • Indivíduos com anomalias nasais congênitas.

Resultado

Os resultados da rinoplastia são permanentes, embora lesões subseqüentes ou outros fatores possam alterar a aparência da região. Até o edema inicial desaparecer pode demorar alguns meses para o novo contorno nasal assumir totalmente a sua forma. Durante este tempo, é possível observar mudanças graduais na aparência do nariz até chegar ao seu resultado final.

Recomendações Pós-Operatórias

Pode ser necessário manter a cabeça elevada e relativamente imóvel durante os primeiros dias após a cirurgia. A proteção e a bandagem que envolvem o nariz podem ser removidas cerca de uma semana após o procedimento. Durante este período não é recomendado fazer nenhuma atividade física extenuante.

A maior parte do edema e das equimoses melhorará por volta de duas semanas. Para minimizar o inchaço e aliviar a dor, compressas frias devem ajudar. Pois, o rosto ficará inchado e a área em torno dos olhos ficará dolorida.

Agende sua Consulta