Otoplastia

otoplastia

O que é Otoplastia

A otoplastia serve para corrigir irregularidades nas orelhas, quanto a forma, proporção e posição. Além de seus benefícios cosméticos, a otoplastia traz bastante conforto emocional, pois melhora a auto-estima do paciente.

O procedimento é muito usado para corrigir as famosas orelhas de abano, mas além disso, deformidades congênitas também podem ser melhoradas através da otoplastia.

É uma cirurgia normalmente feita em crianças de 5 a 14 anos. Porém, para os adultos, nunca é tarde demais para se submeterem a esta operação.

Como funciona

A cirurgia dura cerca de duas a três horas, dependendo da complexidade do procedimento. Medicamentos são administrados para o conforto do paciente durante o processo. As opções incluem, sedação e anestesia local ou anestesia geral. O médico determinará a melhor escolha para cada caso.

A operação começa com uma infiltração de solução para diminuir o sangramento e após alguns minutos e feita uma incisão atrás da orelha, no sulco onde a orelha encontra-se com a cabeça. O cirurgião então removerá a quantidade necessária de cartilagem e pele para atingir o efeito desejado. Em alguns casos, o cirurgião irá cortar a cartilagem, moldando-a numa forma mais desejável e, em seguida, fixará a cartilagem de volta com suturas permanentes presas a cartilagem.

Em outros casos, o médico irá apenas esculpir a cartilagem para a forma desejada, e então, aplicará suturas para fixar a orelha até que a cicatrização ocorra.

Indicações

  • Indivíduos saudáveis que não possuam comorbidades graves ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização.
  • Geralmente após os 5 anos de idade, ou quando cartilagem da orelha já estiver estável o suficiente para a correção.

Resultado

A cirurgia oferece resultados quase que imediatos nos casos das orelhas de abano. Depois que os curativos são removidos já é possível notar a mudança na aparência do paciente.

Estas alterações são permanentes e as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás das orelhas ou dentro dos vincos naturais do local. Mas, de um modo geral, leva-se cerca de 2 meses para se ver um resultado estável após a otoplastia.

Os resultados das cirurgias mais complexas, de reconstrução – por exemplo – podem demorar mais para atingir parâmetros satisfatórios. Dependendo da natureza e extensão da cirurgia, são necessários, muitas vezes, mais de um tempo cirúrgico.

Recomendações Pós-Operatórias

O desconforto imediato após a cirurgia é normal e pode ser controlado com medicação para a dor. Pode haver também uma sensação de prurido nos pontos, mas é essencial que estes permaneçam intactos.

A maioria dos pacientes experimentam algum desconforto leve. Principalmente, para quem gosta de dormir de lado, nestes casos, o padrão de sono pode ser interrompido por uma semana ou até que o paciente consiga colocar alguma pressão sobre a área das orelhas.

Curativos são recomendado para manter as orelhas na posição desejada durante duas semanas após a cirurgia.

Agende sua Consulta