Hiperidrose

hiperidrose

O que é Hiperidrose

Hiperidrose ou sudorese excessiva é uma disfunção crônica que pode ser debilitante, pois, pode levar ao constrangimento emocional e social, bem como a incapacidade psicológica e física para o trabalho.

Trata-se de uma condição comum que pode afetar os pés, axilas, mãos e outras regiões do corpo. As causas podem incluir condições patológicas, emocionais, calor, entre outros fatores. Os tratamentos para o excesso de transpiração vão desde a prescrição de antitranspirantes específicos, até procedimento clínicos como a aplicação da toxina botulínica ou procedimentos cirúrgicos.

Existem dois tipos de hiperidrose:

  • Hiperidrose primária (também chamada de hiperidrose focal): ela faz com que a transpiração excessiva ocorra nas mãos, axilas, rosto e pés sem qualquer motivo aparente.
  • Hiperidrose secundária (também chamada de hiperidrose generalizada): ela provoca a transpiração excessiva em todo o corpo ou em uma área maior do corpo e é causada por uma condição médica ou por uma reação a um medicamento.

Como funciona

No tratamento com a toxina botulínica, uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades da substancia sob a pele de forma intermitente por toda a área da transpiração excessiva.

Com base na avaliação do médico, várias injeções serão aplicadas na área que necessita de tratamento.

As injeções podem ser administradas no próprio consultório e não requerem muito tempo. A toxina botulínica bloqueia os nervos que estimulam as glândulas sudoríparas.

Indicações

  • Indivíduos com sudorese excessiva que tenha ocorrido há pelo menos seis meses sem uma razão aparente.
  • Quando o suor interfere nas atividades diárias, tais como trabalho ou relacionamentos.

Resultado

O tratamento com  a toxina botulínica resultará numa diminuição de 82-87% na transpiração. Os resultados começam a ser perceptíveis dentro de dois a quatro dias, mas os efeitos do tratamento são melhores observados normalmente dentro de duas semanas.

Geralmente, os resultados do tratamento com a toxina botulínica duram de quatro a doze meses, mas alguns estudos apontam bons resultados até quatorze meses após o procedimento.

Recomendações Pós-Operatórias

Depois de receber as injeções da toxina botulínica é recomendado acompanhamento médico por uma a duas semanas. Este acompanhamento é muito útil pois permite ao médico identificar se todas as áreas onde ocorre a transpiração foram tratadas durante a primeira rodada de injeções, isso garante que todos os benefícios do tratamento sejam aproveitados.

Não há restrições quanto a suspender atividades de trabalho ou de lazer. No entanto, é recomendável se abster de exercício intensos ou o uso de sauna no dia das aplicações.

Agende sua Consulta